
ANÁLISE SOBRE O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO APLICADO
Realizei a aplicação do Método Clínico Conservação de líquidos juntamente com a colega Andréia Mengue,com uma aluna da quarta série, ela tem nove anos de idade.
Dentre os aspectos utilizados para a aplicação desta atividade consideramos que a escolha do ambiente foi adequada, pois proporcionou a aluna confiança e segurança para que ela pudesse desenvolver as questões relacionadas ao método.
Percebemos que ficamos muito presa ao roteiro que tínhamos em mãos, assim não questionamos a criança além do que estava sugerido, portanto, deixamos de explorar esses questionamentos e assim deixando de colher mais dados e informações que a crianças poderia oferecer.
No primeiro momento quando a criança percebeu os copos com água, ela transmitiu para nós segurança e certeza de que tinha conhecimento sobre aquilo e já sabia do que se tratava principalmente depois da primeira pergunta que foi: os dois copos tem a mesma quantidade de líquido? E ela disse que sim e antes mesmo de realizar a segunda pergunta, ela disse que se colocasse a água no terceiro copo ela iria ter a mesma quantidade de líquido, portanto, chegamos a conclusão que ela tinha conhecimento daquilo que estava falando. E nós como experimentadoras aceitamos esta certeza que criança nos passou perante suas respostas dadas.
Então, podemos concluir que criança entrevistada encontra-se no estágio Operatório Concreto, pois apresentou em toda a aplicação características próprias desta fase como: noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.
Realizei a aplicação do Método Clínico Conservação de líquidos juntamente com a colega Andréia Mengue,com uma aluna da quarta série, ela tem nove anos de idade.
Dentre os aspectos utilizados para a aplicação desta atividade consideramos que a escolha do ambiente foi adequada, pois proporcionou a aluna confiança e segurança para que ela pudesse desenvolver as questões relacionadas ao método.
Percebemos que ficamos muito presa ao roteiro que tínhamos em mãos, assim não questionamos a criança além do que estava sugerido, portanto, deixamos de explorar esses questionamentos e assim deixando de colher mais dados e informações que a crianças poderia oferecer.
No primeiro momento quando a criança percebeu os copos com água, ela transmitiu para nós segurança e certeza de que tinha conhecimento sobre aquilo e já sabia do que se tratava principalmente depois da primeira pergunta que foi: os dois copos tem a mesma quantidade de líquido? E ela disse que sim e antes mesmo de realizar a segunda pergunta, ela disse que se colocasse a água no terceiro copo ela iria ter a mesma quantidade de líquido, portanto, chegamos a conclusão que ela tinha conhecimento daquilo que estava falando. E nós como experimentadoras aceitamos esta certeza que criança nos passou perante suas respostas dadas.
Então, podemos concluir que criança entrevistada encontra-se no estágio Operatório Concreto, pois apresentou em toda a aplicação características próprias desta fase como: noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.
Um comentário:
Oi Jaque, esse trabalho com o Método Clínico certamente te ajudou a pensar sobre a noção de aprendizagem. De que modo a compreensão dos estágios de desenvolvimento pode auxiliar no trabalho em sala de aula? Como o professor pode criar possibilidades para o aluno desenvolver-se cognitivamente, fazendo-o avançar, desenvolver novos esquemas? Voltarei em breve para continuarmos conversando.Beijos, Rô Leffa
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