terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Considero avaliação um processo de aprendizagem e reflexão sobre a caminhada diária de meus alunos, procuro observá-los em todos os aspectos cognitivo, emocionar e como protagonistas da construção do seu conhecimento, não somente como produto final. Além da avaliação continua também utilizo o parecer descritivo, relatando ao responsáveis o desempenho do aluno onde os critérios que utilizo são o desenvolvimento global do aluno em relação a ele mesmo: ao seu desempenho inicial e ao produto de suas aprendizagens ao longo do trimestre. Penso ser esta forma de avaliar a mais respeitosa e próxima à individualidade do aluno, pois já experimentei avaliar com notas e conceitos que dizem respeito apenas ao aspecto cognitivo do educando, parcializando e mascarando uma avaliação que deveria ser integral.
Sei que avaliar não é tarefa fácil, pois nossos olhares têm que estar voltados para um todo do aluno, assim respeitando suas individualidades.

Um comentário:

By Benites disse...

Jaquelini!

Entendo que o parecer descritivo é bem importante.
Temos na mão como é o nosso aluno.
Para avaliação e correção de rumo é muito importante.
Não é fácil avaliar, mas é possível neste caminho verificar o percurso da criança.
Benites