quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reflexão

Acho que vai ser bem mais proveitoso este novo recomeço do PA, pois senti que os alunos estão mais empolgados e envolvidos, até porque as curiosidades partiram de todos com diferentes assuntos, antes apenas alguns estavam empolgados com o tema escolhido e mediante uma proposta de atividade nova todos acataram como se fosse a única alternativa de trabalho, então estava sentindo que no início alguns alunos estavam animados no início mas depois percebi que a curiosidade estava ficando desmotivada.. Nesta nova proposta senti mais entusiasmo e comprometimento, já que todos tiveram a liberdade de optar por temas que viessem de encontro com suas curiosidades. Quando elenquei as perguntas mais solicitadas, percebi que alguns alunos estavam querendo trocar, pois estavam se dirigindo na formação dos grupos por afinidades, então expus que a proposta do nosso trabalho não era esse, que a formação dos grupos era através de curiosidades afins. Agora refletindo sobre esse momento posso perceber que realmente os alunos entenderam a proposta e como eles aderiram a mesma, demonstrando entusiasmo, e neste momento penso que por várias vezes sufocamos nossos alunos subestimando-os. Paulo Freire fala da “importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo”. Por muitas vezes penso na minha prática, sempre me questionando o modo de como ser um bom mediador no processo ensino aprendizagem cuidando para não fazer um trabalho no sentido vertical e sim no sentido horizontal.

Nenhum comentário: