sexta-feira, 11 de junho de 2010

Projeto de Aprendizagem


Os grupos se reuniram, e trabalhei de forma individual com cada grupo, foi muito produtivo e pude perceber melhor como os trabalhos estavam se encaminhando. Conversei com os integrantes de cada grupo onde fizemos uma analise para perceber se as perguntas secundárias e a principal estavam respondidas.
Foi muito interessante esta retomada com cada grupo, neste momento podemos perceber com mais clareza o que realmente cada um tinha de material e se os mesmos estavam respondendo suas perguntas. O grupo que está trabalhando sobre os terremotos estavam convictos que suas perguntas estavam todas respondidas, só que ao ler as perguntas e a primeira síntese perceberam que nem todas estavam respondidas e mais importante, eles estavam afirmando que no Brasil não ocorre terremotos por que não tem placas tectônicas, só que os mesmos se contradizem com a descoberta do primeiro terremoto que ocorreu no Brasil. Então fiz alguns questionamentos e eles compreenderam a incoerência que tinham cometido. E desta conversa surgirm mais dúvidas, e a certeza que eles tinham elencado passou a se tornar uma dúvida. No trabalho com PAs “o estudante torna-se produtor de conhecimento, abrem-se possibilidades dele se integrar a uma rede de autores, ao invés de um mero consumidor” (CARVALHO, Marie Jane Soares [et al]).


3 comentários:

Roberta disse...

Jaquelini!!
Esse é justamente o trabalho do professor nos Projetos de Aprensizagem. Retomar, mostrar, auxiliar, questionar. Nesse momento os alunos podem ver o que está respondido e o que ainda falta responder.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Aproveitando o teu registro da atividade de estágio: como anda a tua formulação de pergunta para o TCC? Já tens uma temática definida? Mais do que protagonista da tua aprendizagem, deves seguir o que sugere Carvalho e te "integrar a uma rede de autores", concordas? Voltarei em breve para continuarmos o diálogo.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Aproveitando o teu registro da atividade de estágio: como anda a tua formulação de pergunta para o TCC? Já tens uma temática definida? Mais do que protagonista da tua aprendizagem, deves seguir o que sugere Carvalho e te "integrar a uma rede de autores", concordas? Voltarei em breve para continuarmos o diálogo.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie