Quanto iniciei meu estágio achei muito difícil trabalhar com projetos de aprendizagem. Esta proposta é inovadora, desafiadora, mas agora que estou com ela em andamento estou percebendo o quando ele é uma ótima ferramenta onde abre um leque grande de conteúdos. Estes conteúdos não são determinados por mim eles surgem das descobertas e pesquisas que os alunos vão realizando e descobrindo perante o tema escolhido.
No início fui bem resistente para trabalhar com os PAs, não sabia por onde começar, até que um dia minha turma foi visitar um trabalho realizado sobre os primeiros moradores da comunidade de Alegrete. Foi uma visita incrível com um trabalho muito bem construído. Então voltamos para sala e começamos a falar sobre o mesmo e meus alunos ficaram motivados a fazer um trabalho de pesquisa referente aquele com a comunidade de Três Cachoeiras. Tudo certo, então pedi para eles listar as dúvidas e as certezas que eles tinham em relação a nossa comunidade. Só que nesse primeiro momento percebi que meus alunos estavam presos ao trabalho que tinham visto sobre a outra comunidade, então depois de algumas tentativas percebi que o projeto não decolava e mais uma vez estava eu desmotivada e sem nem uma empolgação para desenvolver o PA.
Só que as coisas tomaram um rumo diferente, num chat com a supervisora Marie Jane eu contei o que estava acontecendo, então ela me sugeriu que eu iniciasse outros PAs com outras curiosidades que os alunos apresentassem. Foi o que eu fiz, um dia pedi para eles escrevessem suas curiosidades numa folha de papel, e destas curiosidades formaram-se cinco grupos: Como forma os terremotos; Dois grupos sobre Animais em extinção; e mais dois sobre De onde vieram os dinossauros.
Agora estou com os PAs em desenvolvimento, a turma toda esta adorando seus trabalhos, todos se dedicando, entusiasmados com os trabalhos, todos os dias perguntam se vamos trabalhar com os PAs, enfim estou muito contente por ter acreditado e superado minhas angústias e medos.
Um comentário:
Jaquelini!!
Os PA's precisam de tempo para poder florecer, e de tempo para que a gente entenda o nosso lugar de professor nesse trabalho. Mas com o tempo as coisas vão indo para os seus lugares.
Abraços
Roberta
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