A inclusão das mídias nas escolas no momento que iniciou causou certo constrangimento, principalmente por parte de nós professores de como utilizá-las em nossas aulas. Antes dos computadores, nós utilizávamos a TV, o vídeo, o cinema, o som, porém de forma que o educando atuava como um ser passivo no processo de ensino aprendizagem, centrado na mera transmissão de conteúdos por parte de nós, professores.
Com o crescimento e desenvolvimento das tecnologias em todas as áreas da sociedade, a escola não poderia ficar para traz, também teve a necessidade de enquadrar-se nos moldes das novas formas de informação e comunicação que os mesmos proporcionam, a interação com o mundo. Porém, os reajustes necessários não ficam somente nas trocas de tecnologias, foi preciso inovar o processo de ensino-aprendizagem. É preciso uma nova postura de nós professores, um novo olhar sobre o aluno e sua condição de apropriar-se de seu conhecimento, onde o professor deixa de ter o papel centralizador de transmissor, assumindo uma postura de mediador.
Esta experiência vivenciei no estágio e com a longa caminhada de curso, onde tive a oportunidade de me aperfeiçoar e apropriar do uso da tecnologia, também com o uso de uma nova metodologia de trabalho que são os Projetos de Aprendizagem. Portanto, posso confirmar que muitas mudanças ocorreram e contribuíram para aprimorar minha prática. No início do curso lembro que pouco sabia sobre computador, agora procuro usar ao máximo em minhas aulas, na contribuição da construção do conhecimento de meus alunos e no meu uso diário, tanto para meu crescimento pessoal e profissional.
Um comentário:
Jaquelini!!
Utilizar as tecnologias a favor do aluno transfornando-o em autor de seu próprio conhecimento caminha de mãos dados com os objetivos dos PA'S. Não esqueça de utilizar essas reflexões na construção do teu TCC.
Abraços
Roberta
Postar um comentário