quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DIDATICA

MATERIAIS DIDÁTICOS
1.Para o planejamento, você escolheu um tema a ser desenvolvido. Qual é a importância deste tema para os seus alunos, isto é, para o grupo para quem planejou, no dia de hoje? É um tema de que os alunos precisam hoje para resolver algum problema concreto? Para satisfazer alguma curiosidade?
A importância do tema escolhido para a vida do aluno na atualidade é que desde sempre os cartões postais foram usados como meio de comunicação, pois através deles as pessoas também podem expressar seus sentimentos ou até fazer comparações de lugares (espaço), no passado e presente. Estas comparações podem resolver problemas sim, para qualificar os estudos de determinadas situações urbanas quanto para dar precisão a uma inegável situação sócio-cultural, como fonte de terapias (recortando o passado através dos mesmos).

2.Qual é a relevância do tema escolhido para seus alunos no futuro? Em que o tema vai contribuir para a vida destes alunos?
O tema escolhido para os alunos é que além de muitas vezes os cartões serem uma linguagem informal e agradável, é necessário enviar um cartão aos amigos e parentes, pois, através dos mesmos estamos demonstrando nossos sentimentos, afeto pelas pessoas que gostamos e que temos um vinculo maior de amizade. Se for no sentido de mandar cartões para os amigos e parentes com a finalidade de lembrança ou comemoração por uma data especial, os mesmos contribuirão no sentido de amizade, carinho, comemoração. Se for no sentido de analisar, comparar lugares, espaços ou até mesmo no processo de reflexão no sentido de como a criança representa seu espaço, estes cartões irão contribuir e muito na vida do aluno.

3.Qual é o acesso que os seus alunos têm ao tema? O que eles já sabem sobre o tema? Onde o tema aparece no cotidiano dos alunos? O que pode motivá-los a trabalhar com este tema?
O acesso que os alunos têm ao tema é geralmente através dos cartões que os familiares já possuem, as mensagem na internet por email, os cartões nos murais das escolas. O tema aparece no cotidiano dos alunos através das datas comemoradas em especial aniversário, Páscoas, Natal, formatura, dia da criança, trabalho realizado em sala de aula para comparar determinada região, cidade, espaço. O que pode motivá-los a trabalhar com este tema é a questão da comparação, analise de determinados lugares, a vontade de se comunicar com os amigos e parentes.

4.De que forma esta atividade planejada se relaciona com outras áreas do conhecimento além da linguagem? Quais são elas?
Podemos fazer uma costura com a história, a geografia através de analise, comparação e descrição de lugares no passado e presente, com os cartões.

5.O tema escolhido poderia ser um tema desencadeador para desenvolver um projeto mais amplo e interdisciplinar? Seguindo as etapas como os projetos são desenvolvidos, o que você teria que fazer antes de explorar o tema da forma prevista? E o que você teria que fazer depois?
Acredito que o tema pode ser desenvolvido através de um projeto mais amplo e interdisciplinar para trabalhar com diferentes áreas do conhecimento. Primeiramente teria que saber se o tema está de acordo com a realidade do aluno e se o mesmo despertaria curiosidade no educando e quais os objetivos a serem desenvolvidos com tema e as metas que queremos atingir. Depois do tema trabalhado deve fazer uma sondagem e uma avaliação do mesmo, para ver se os objetivos foram alcançados.


6.Agora, imagine um encontro seu com os pedagogos Célestin Freinet e Maria Montessori. Quais sugestões Freinet daria a você para desenvolver este projeto? E quais ideias teria Maria Montessori?
Acredito que Maria Montessori me sugeria trabalhar com materiais concretos que levassem o aluno a perceber na prática aquilo que estava sendo proposto. Freinet recomendaria um trabalho coletivo, onde as relações interpessoais se fizessem presentes na maioria do tempo para que a aprendizagem acontecesse de forma mais favorável.

Nenhum comentário: