sábado, 13 de novembro de 2010

EIXO IX

Meu trabalho como educadora iniciou-se por volta de dez anos. Sempre preocupada com as aprendizagens de meus alunos, busquei todo o tempo desenvolver uma prática voltada para a construção do conhecimento.
Mesmo assim, não estava satisfeita, não via à escola, da forma como ela se apresentava, a melhor maneira de desenvolver as potencialidades que acreditava que meus alunos tinham.
Ao participar da faculdade de Pedagogia, de programas de formação, aprofundamento nas leituras e trocando experiências com outros profissionais, tive a oportunidade de conhecer uma nova metodologia de trabalho. Entendi que a minha prática pedagógica estava ultrapassada, e com o passar do tempo, são exigidas novas habilidades e competências do professor, no sentido de propiciar condições para que o aluno construa e/ou reconstrua conhecimento com qualidade.
Nesta minha caminhada tenho buscado afirmação de meu papel, tentando estabelecer uma relação prazerosa entre o conhecimento e a escola. Para tanto, percebi que preciso, diante de mudanças, fundamentar-me e avaliar-me como aprendiz e, principalmente, mudar meus esquemas de aprendizagem para poder posicionar-me de outra forma e acompanhar, em minha práxis, os desafios e a complexidade que o meu ambiente exige.
Foi justamente na aula da professora Marie Jane, no eixo V do Seminário Integrador, que a mesma expos que nós professores deveríamos trabalhar a partir das perguntas, curiosidades dos alunos, dando voz e mais autonomia ao educando. Confesso que fiquei naquele momento pensando como seria trabalhar a partir das curiosidades dos alunos, imaginei como eu iria conduzir a aula, onde várias perguntas iriam surgir. Também neste momento fiquei imaginando os conteúdos, como eu poderia deixar de seguir aquela listagem previamente determinada. Foi neste momento que pedi licença para questioná-la, perguntando como poderia ocorrer uma prática baseada nas curiosidades dos alunos e como era possível conduzir a aula. Lembro que também fiz muitas críticas às colegas a respeito do que a professora havia falado, dizendo que era impossível uma aula com este propósito dar certo.
Foi durante a prática do estágio obrigatório, que me vi instigada, novamente pela professora orientadora, a aplicar a nova metodologia, tantas vezes estudada e debatida no curso.
O presente trabalho de tcc apresenta o tema A Prática de Projetos de Aprendizagem aliadas as TICs. Este tema se justifica pela importância de sua contribuição na aprendizagem dos alunos, evidenciada na minha caminhada acadêmica. Esta sugestão de trabalhar com Projeto de aprendizagem veio ao encontro do meu fazer pedagógico em sala de aula, evidenciando-se na prática de estágio.
Como professora, necessitava estar sempre buscando novos conhecimentos. Sentia que ainda tinha muito a aprender e dessa forma surgiu o questionamento: Como novas aprendizagens seriam construídas com os alunos do 4º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental por meio de projetos de aprendizagem aliados as TICs?
Frente a esta problematização, considero o uso das tecnologias como um aliado ao processo do fazer pedagógico. Ao desenvolvê-lo com meus alunos, senti-me desafiada a não ser mais a detentora do conhecimento, mas sim, acompanhar e mediar a construção de suas aprendizagens, passando de meros expectadores para protagonista de suas experiências.
Para apoiar meus estudos, usei como referencial teórico Léa Fagundes. Fagundes (2007) argumenta que pensar em Projetos de Aprendizagem é acreditar em uma concepção de ensino diferente da atual na escola tradicional.

2 comentários:

Roberta disse...

Jaquelini!!

Esta postagem mostra bem a tua tragetória, o caminho que percorreste até aqui.
Faz uma reflexão sobre a tua prática e mostra as mudanças que ocorreram durante o curso.
Isso mexeu tanto contigo que se tornou tema do teu TCC.
Estamos encerrando aqui mais essa etapa.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

quantas mudanças nas tuas certezas foram construídas a partir dos desafios que o curso foi promovendo! Estou certa que este movimento de desacomodação passará a fazer parte da tua vida profissional daqui para a frente e desejo muito sucesso diante dos próximos desafios.
Um grande beijo e um carinhoso abraço,
Profa. Nádie