sábado, 13 de novembro de 2010

REPENSANDO O ESTÁGIO NO EIXO VIII

De todos os obstáculos durante o estágio obrigatório nas séries iniciais, realizado no Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi o que mais me intrigou foi à questão de iniciar o Projeto de Aprendizagem.
Confesso que achei muito difícil iniciá-lo, até porque era uma proposta inovadora e desafiadora. Não sabia por onde, e após inicial a cada nova etapa que surgia também era um desconforto, uma inquietação, uma angustia que teve fim no momento que recebi a visita da professora Marie Jane onde me orientou, onde pude esclarecer melhor minhas dúvidas quanto o desenvolvimento do Projeto. Quanto as aprendizagens que o Projeto de Aprendizagem proporcionaram tanto para mim como para os alunos foi de muita troca, pois o mesmo proporciona um ambiente de trocas de experiência e construção de conhecimentos, é uma ótima ferramenta onde abre um grande leque para trabalhar variados conteúdos. Os conteúdos vão surgindo conforme os PA vão sendo construídos, conforme as descobertas e pesquisas que os alunos vão realizando e descobrindo perante o tema escolhido. Neste momento também percebi que quando damos voz para nossos alunos, as nossas aulas tomam rumos diferentes, trazem novas perspectivas para nosso trabalho pedagógico. Portanto a interação entre os alunos passa a ser um ato solidário, enquanto cooperativo. Um campo de trocas onde cada um ao portar e incluir os seus conhecimentos prévios trazidos de suas vivencias, e que está fora dos muros da escola, resgatando-os ao inseri-los enquanto conteúdo com o qual se identificam.
Assim, desta maneira a proposta é inovadora, se observar que: “A educação autêntica, repitamos, não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, midiatizados pelo mundo. Mundo que impressiona e desafia a uns e a outros, originando visões ou pontos de vista sobre ele. Visões impregnadas de anseios, de dúvidas, de esperanças ou desesperanças que implicam temas significativos, à base dos quais se constituirá o conteúdo programático da educação” ( FREIRE, Paulo, em Pedagogia do Oprimido, pg.84). Portanto, após o termino do tcc, posso concluir que trabalhar com Projetos de Aprendizagem foi realmente um trabalho muito significante e gratificante para mim como professora que sempre esta em busca de novas metodologias de trabalho para desenvolver e oferecer para meus alunos uma aprendizagem que faça significado para sua vida.

Um comentário:

Roberta disse...

Jaquelini!!

Os Projetos de Aprendizagens são mesmo um desafio e no início parece que não vamos conseguir realizá-los, mas com o tempo vamos ficando mais seguras e o trabalho vai aparecendo.

Abraços
Roberta