sábado, 13 de novembro de 2010

EIXO VII

Visitando o eixo 7, priorizei Didática, Planejamento, Avaliação, tendo como foco principal Pedagogia de Projetos, pois veio ao encontro do assunto em destaque na construção do tcc, que é A Prática de Projetos de Aprendizagem Aliadas as TICs.
Na leitura que fiz detalhada do texto, Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares de HERNÁNDEZ , umas das principais diferenças entre os Projetos de Trabalho e Projetos de Aprendizagem é que no desenvolvimento dos PA por parte dos educando desfrutam a tecnologia como aliado no processo da construção do conhecimento.
A origem da palavra projeto deriva do latim “projectus”, que significa algo lançado para frente. Apesar de todo significado proferido pelos dicionários da Língua Portuguesa, o que interessa neste trabalho é o sentido que se tem conseguido captar através da ação com o Projeto de Aprendizagem. Ele é uma proposta nova. Segundo Léa.

Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade (FAGUNDES; MAÇADA; SATO, 1999 p. 16),

Os Projetos de Aprendizagem tornam-se significativos no momento em que a teoria e a prática se articulam através de um trabalho investigativo, coletivo, cooperativo, colaborativo e construtivo, que viabiliza a construção do conhecimento do educando, tornando assim seu trabalho mais produtivo, tendo como recurso o uso do computador, como fonte de pesquisa e trocas de experiência e aprendizagem conectado a Internet.
Fagundes (2007) argumenta que pensar em Projetos de Aprendizagem é acreditar em uma concepção de ensino diferente da atual na escola tradicional. Salienta que há diferenças entre o trabalho com Projeto de Ensino e com Projeto de Aprendizagem (PA). No Projeto de Ensino o professor que conduz o ensino, o tema a ser estudado, seguindo os conteúdos programáticos das disciplinas que constam no currículo da escola. No Projeto de Aprendizagem, os alunos que decidem o que querem aprender e investigar conforme suas curiosidades, se querem trabalhar em grupo ou individual. O professor passa a desenvolver um papel de mediador da aprendizagem, as decisões são tomadas coletivamente ao longo do processo. Os conteúdos surgem conforme os Projetos de Aprendizagem vão sendo conduzidos e construídos.


HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.

Um comentário:

Roberta disse...

Jaquelini!!

Nesse semestre trabalhamos mesmo duas perspectivas de projetos.
Isso é muito importante pois aprendemos as diferenças entre eles e qual as vantagens de utilizar cada um deles em nossas aulas.

Abraços
Roberta