sábado, 9 de outubro de 2010

EIXO 3 2010/2

Estive visitando o eixo 3, e relembrando alguns aspectos abordados neste semestre, destaco aqui a interdisciplina “Ludicidade e Educação”.
Durante todos estes anos de atividade docente, inclusive no meu estágio sempre me preocupei com o brincar na sala de aula, pois muitas vezes nestas atividades é que os alunos se envolvem e provam que são capazes.
Segundo a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna “Uma das característica da ludicidade é exatamente o quanto ela nos conecta conosco e com o mundo, pintando com tons a importância a tudo o que nos cerca.
O brincar é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Por intermédio da relação com o brinquedo, a criança desenvolve a afetividade, a criatividade, a capacidade de raciocínio e o entendimento com o mundo.
Neste contexto é fundamental que a professora proporcione atividades lúdicas aos seus alunos, por que mais do que ser uma atividade espontânea e natural, o brincar favorece o desenvolvimento e a aprendizagem a pessoa que brinca.
Como disse Tânia Fortuna “uma aula lúdica, que consegue estabelecer um clima de desafio, de surpresa e mistério para quem aprende e para quem ensina, é uma aula que contribui para a aprendizagem afetiva deste aluno.”
É de suma importância que o professor proporcione a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser trabalhados por intermédio de atividades lúdicas contribuindo, dessa forma, para o crescimento da criança, de forma prazerosa e criativa, numa proporção que tornara estes momentos mais significativos para sua vida.
No meu TCC o que quero mostrar é puramente esta prática diferenciada, baseada na concepção de que os alunos podem aprender de maneira autônoma, partindo de seu interesse e contextualizando conceitos escolares num mundo de brincadeira e imaginação que lhes pertence. Um exemplo bem real são as atividades de matemática, que uma vez transformadas em jogos, todos alcançam objetivos de forma “natural”, e a aprendizagem é uma construção verdadeira.

Um comentário:

Roberta disse...

Jaquelini!!

Gostei muito dessa tua postagem. Traz a contextualização, a argumentação teórica com as tuas ideias e citações teóricas e posteriormente traz uma relação com o teu TCC relacionando ainda a Ludicidade com outras interdisciplinas estudadas.

Abraços
Roberta