domingo, 24 de outubro de 2010

EIXO 6

Após, uma visita detalhada no eixo 6, fiquei me questionando sobre o ensino para pessoas com necessidades especiais através de PA. Lendo o texto Práticas educativas: Perspectiva que se abrem para a Educação Especial, Anna Maria Lunardi Padilha, onde me foquei principalmente no que diz respeito “as práticas educativas” Vigotski chama de “novo ponto de vista” o que podemos chamar de “um novo olhar”, este se refere para as limitações e possibilidades dos deficientes. Neste contexto a escola especial precisa estar preparada quanto à sua concepção de sujeito, de mundo, de sociedade, de deficiência, de desenvolvimento e aprendizagem, para poder conhecer mais e melhor sobre as características das crianças e jovens que nela circulam. Como estou construindo meu TCC com tema UM NOVO OLHAR SOBRE UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA, fiz um gancho entre os dois textos no que se refere a prática pedagógica. Para Souza, prática pedagógica deve ter relação com a vivência social, partindo de um contexto maior – não apenas na esfera escolar-que ao produzir aprendizagem desenvolve a ação política, como também pode ser aquela em que são oferecidas atividades que levem a transformação com o despejo de conteúdos a serem cumpridos. Tentando compreender ambos, é possível sim também desenvolver uma prática baseada nos projetos de aprendizagem, porém, o professor tem que levar em conta estes aspectos fundamentais para que tanto a escola como sua prática andem juntos, alinhados com os mesmos propósitos e objetivos, assim o professor desenvolverá uma prática baseado nas curiosidades dos alunos.

2 comentários:

Roberta disse...

Jaquelini!!

É exatamente esse o papel do professor: saber entender as adapatações que devem ser feita de acordo com o público que se vai trabalhar.
Fizeste uma ótima reflexão.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Jaquelini,

também gostei da tua reflexão, mas gostaria de contribuir para qualificar a tua escrita (acadêmica) tanto aqui, no blog, quanto no TCC.
A primeira parte da tua postagem traz os autores de forma confusa. Não fica clara a contribuição de Anna Maria Lunardi Padilha (que deveria incluir pelo menos o ano da publicação e a referência completa ao final). O mesmo se aplica ao Vigotsky. O risco ao sintetizar a perspectiva dos autores a uma única expressão é justamente o fato de descontextualiza-la.
Seria interessante se tu pudesse deixar mais claro, pelo menos esta parte da postagem, e incluir as referências completas para o teu leitor possa buscar mais, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie