domingo, 24 de outubro de 2010

PROJETOS DE APRENDIZAGEM



Visitando o eixo 5, novamente a interdisciplina “seminário integrador” veio me trazer boas lembranças e contribuir muito para refletir sobre minha prática pedagógica que é o foco principal do tcc.
Quando fomos motivados a escolher e desenvolver um projeto de aprendizagem, lembro que este não se mostrava assim tão motivador e fácil de desenvolver, tudo era difícil e muito e complicado. No inicio de meu estágio não foi diferente, tinha medo de me lançar ao novo, achei muito complicado e desafiador trabalhar com os PA, porém, depois de muita conversa e incentivo da supervisora dei inicio aos PA com minha turma. Hoje percebo que valeu a pena estudar e me desfiar ao novo.
Assim, no eixo V surgiu algo muito interessante para nós: a pesquisa.
Por meio dela vamos percebendo a importância da descoberta do que está a nossa volta e que muitas vezes não percebemos e nem conhecemos sua história.
Ir em busca da nossa curiosidade, e trabalhar com esta metodologia com nossos alunos, dando voz as suas perguntas, descobrindo algo que realmente queremos e nos envolve, é o ponto de partida de uma pesquisa, tanto para nós, alunas/professoras como para nosso educando. Descobrir como se faz PA também foi assim, uma pesquisa, uma descoberta...um desafio...hoje no meu TCC, mais específico no que estou escrevendo, UM NOVO OLHAR SOBRE UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA
tento explicar esta prática vivenciada por mim, baseada em arquiteturas pedagógicas, pois “as arquiteturas pressupõem aprendizes protagonistas” (CARVALHO, Marie Jane Soares [et al]).
Assim fui vivenciando ao longo do curso uma experiência onde me tornei uma estudante protagonista, capaz de refletir sobre a minha prática. Também fui capaz de permitir aos meus alunos experiências onde eles foram os construtores de suas aprendizagens, hoje relatado com ênfase no meu TCC.

Referência:
CARVALHO, Marie Jane Soares; NEVADO, Rosane Aragon de; MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para educação à distância.

Um comentário:

Roberta disse...

Jaquelini!!

Fazer é um ótimo meio de aprender uma coisa nova. Com os PA's foi assim também, apesar do medo que não desse certo, vocês encararam esse novo desafio e acreditaram na proposta.

Abraços
Roberta