sábado, 9 de outubro de 2010

EIXO 4

Neste eixo 4 dei uma observada em todas as disciplinas, sei que todas foram muito importante para meu crescimento profissional, mas posso afirmar que uso mais na em minha prática é a disciplina de Matemática. Porém, a que mais foquei e que contribuiu para minhas aulas e no estágio, foi o desafio de fazer “ perguntas” proposto pelo Seminário Integrador neste semestre IV. Lembro como se fosse hoje, a professora Marie Jane fazendo colocações sobre nós fazer o uso desta prática, confesso que no momento achei quase impossível. Contudo, foi por esta atividade que hoje escrevo meu TCC e posso comparar duas práticas: uma antes e outra depois de desenvolver Projetos de Aprendizagem com meus alunos. Lembro o quanto foi difícil perguntar, e mais ainda permitir que meus alunos perguntassem. Relembrando as “perguntas inteligentes” estudadas lá neste Eixo e muito bem abordadas por Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa, autoras importantes nas reflexões que fiz no meu estágio depois que optei pela prática de PAs.
Cabe a nós professor incentivá-los a raciocinar, através de questionamentos variados, pois o aluno precisa transitar livremente, pelos seus pensamentos, para compreender as relações externas do seu mundo e do mundo que o cerca. Por isso a necessidade de abrir espaço para perguntas aos nossos alunos, desfiando-os a pensar, construir hipóteses e alimentando seus interesses e curiosidades. Como disse Rubem Alves "É fácil obrigar o aluno a ir à escola. O difícil é convencê-lo a aprender aquilo que ele não quer aprender.”
Estas atividades a cerca das “perguntas” abriram caminhos para uma prática diferenciada. Consegui perceber o real objetivo que um professor deve ter com seus alunos. A construção do conhecimento deve ser o foco principal, partindo de interesses comuns aos alunos. Abrir espaço para que os alunos possam perguntar questionar, lançar desafios, possibilita uma prática voltada à pesquisa de assuntos de seus interesses, fazendo com que conseguimos trabalhar diversas áreas do conhecimento em um mesmo assunto, pois sabemos que tudo está interligado e que um conhecimento leva a outro.
Ao professor cabe a tarefa de mediar esta construção, pois apresentamos condições de termos um olhar sobre o todo. Devemos orientar os alunos sobre os caminhos que podem percorrer na construção de conhecimentos, evitando que o aluno se perca em seus objetivos.
. Depois de muito estudo, experiências e reflexões de minha prática é que posso afirmar que “só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma coisa quando sentimos necessidade e temos uma idéia acerca do que queremos encontrar”. ( MAGDALENA e COSTA, 2003).
Hoje meus alunos perguntam, questionam e duvidam mais, e por isso a produção escrita e a leitura também é muito maior, e os objetivos vão sendo alcançados por meio de uma única questão que dá início a uma série de descobertas.

Um comentário:

Roberta disse...

Jaquelini!!

Essa postagem está diretamente relacionada com o teu TCC, sendo fácil listar as relações que um tem com o outro.
É muito gratificante ver as mudanças de pensamento que surgiram ao longo do curso principalmente no que se refere aos PA's.

Abraços
Roberta